segunda-feira, 9 de março de 2009

Alecrim


O nome científico da planta – rosmarinus – em latim, também significa “Orvalho do mar”. Denominação dada pelos romanos, já que os arbustos eram bastante comuns nas regiões litorâneas. Suas flores azuis emprestavam um colorido todo especial às águas do Mediterrâneo.

De sabor fresco e doce, o alecrim é recomendado no preparo de uma grande variedade de carnes, em especial de porco e carneiro. Dá sabor especial a batatas e manteigas. Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los. Faz parte do famoso Herbes de Provence (tempero francês com várias ervas).
Uso terapêutico: As folhas do alecrim são recomendadas para estimular a circulação. Também auxiliam na digestão de gorduras e no combate à dor de cabeça, associada com tensão nervosa.

Cultivo: Caso as mudas estejam em vasinhos, você vai precisar replantar. Em um vaso maior, em uma jardineira ou em um canteiro de jardim sua planta encontrará uma área de solo mais ampla, favorecendo a continuidade do desenvolvimento de sua raiz.
Escolha um local bem iluminado, faça uma cavidade maior que o vaso, e ponha um pouco de terra vegetal. Deixe secar levemente a terra do vaso, retire a muda, plante e molhe bem. Lembre-se que o sucesso do replantio depende de vários fatores. O Alecrim gosta de muita luminosidade e é perene (seca no inverno e rebrota no verão).

Você pode também comprar as sementes e ver sua mudinha germinar e crescer até o ponto de colheita. Escolha o horário do final de tarde ou pela manhã bem cedinho para plantar. No centro do vaso, coloque de 3 a 6 sementes e cubra com uma camada fina de areia. Borrife a areia com água de forma que a semente fique úmida.
Não se esqueça de proteger do sol a partir das 11 horas. Borrife água pela manhã bem cedo e à tarde quando a temperatura ficar mais amena. Não regue com o sol forte ou a plantinha cozinhará.

Após a germinação, quando as mudas estiverem com cerca de 10 cm de altura, faça a poda, tirando as mudas mais fraquinhas, deixando apenas uma, a muda mais forte. Não se esqueça de regar a planta sempre que o solo pedir. Detalhe: O alecrim não gosta de muita água.
No próximo post, vamos falar um pouco da salsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário