terça-feira, 9 de junho de 2009

Sopa de Cebola Francesa

A sopa de cebola gratinada é uma das entradas mais apreciadas na frança, especialmente nas madrugadas, em bistrôs, às margens do rio Sena, ou mesmo nos mercados da região central de Paris. Uma das lendas sobre seu surgimento conta que ela foi criada pelo Rei Louis XV. Em uma noite, ele descobriu que ele só tinha cebola, manteiga e champanhe. Misturou os poucos ingredientes e criou a primeira sopa de cebola francesa.

Já o jornalista Silvio Lancelloti conta em “O Livro da Cozinha Clássica” que esta preparação teve origem em meados do século 12, com um velho hábito dos gauleses de colocar uma fatia de pão num prato fundo e, por cima, depositar o liquido resultante do cozimento de legumes e carnes. Esta era uma das tradicionais refeições noturnas da época.

Versões e impressões à parte, a verdade é que a tradicionalíssima sopa de cebola atravessa os tempos e reina soberana na gastronomia, por conta da suavidade do sabor, charme e, porque não, praticidade no preparo. A receita original não poderia ser mais simples. Ideal para as noites frias do inverno, acompanhada de um bom vinho tinto.


Ingredientes:
1 Kg de cebolas cortadas em julienne
1 colher de chá de farinha de trigo
50 gramas de manteiga
½ litro de caldo de carne
100 gramas de queijo gruyère ou parmesão ralado
6 fatias de pão de forma ou torradas de baguete
Sal e pimenta do reino à gosto.

Preparo:

Em uma caçarola derreta a manteiga e refogue a cebola até dourar. Coloque a farinha de trigo peneirada, sem parar de mexer. Acrescentar o caldo quente e temperar. Deixar cozinhar por cerca de 20 minutos. Pode-se dividir a sopa em ramekins, colocar uma fatia de pão sobre cada um deles, polvilhar o queijo ralado e gratinar. Esse processo também pode ser feito em um refratário mais fundo.

Dica:
Para ter um sabor mais apurado, é interessante usar o caldo de carne feito em casa. Leva um pouco mais de tempo, mas o paladar é inigualável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário